VIRGÍLIO BRAGA / O MESTRE
Alunas confeccionando cartaz, com o professor Adriano Cipreste |
Um método descontraído e inovador para incentivar o
hábito da leitura estão sendo desenvolvidos, na Escola Estadual Arariboia, em
Pancas. Trata-se do projeto “O Círculo do Livro Rasgado”, que envolve as turmas
do ensino médio e faz parte da disciplina de Matemática em conjunto com a
disciplina de Língua Portuguesa. De acordo com o professor de Matemática, Adriano Ciprestre (Autor do projeto), que se diz um amante
dos livros, o projeto surgiu da ideia de implantar junto ao conteúdo da
disciplina a dinâmica de rodízio de leitura. Segundo ele, a atividade auxilia e
promove o poder de concentração em questões longas e interpretativas que
algumas provas e exames exigem.
A dinâmica é simples. O professor apresenta um livro, comenta seu conteúdo e organiza um círculo de alunos que gostariam de participar da leitura. Em seguida, prepara um cartaz e fixa na sala de aula com os nomes dos participantes, contendo outras informações sobre a obra. Todos os dias são retiradas de três a cinco páginas do livro, que são entregues ao primeiro aluno e, após a leitura, repassa ao próximo, assim sucessivamente até chegar ao último aluno que fixará as páginas lidas no cartaz. Depois que todos os alunos lerem o livro, o círculo estará completo e o contexto do livro será avaliado.
“Apresentei para a turma a dinâmica de dividirmos os livros conforme o número de alunos, de modo que as páginas fizessem rodízio, proporcionando que toda a turma tivesse a experiência de ler a obra”, conta o professor. Desde o início do trimestre, livros como “O Pequeno Príncipe”, “Bem Hur”, “Em Busca de Um Final Feliz”, ”O Poderoso Chefão”, “A Passagem do Anjo” e “Armadilhas da Mente” foram compartilhados. A expectativa é que o projeto cresça e outras obras sejam lidas por todas as turmas.
Para ampliar a atividade além da escola, os alunos criaram uma página em uma rede social (Facebook) para apresentar suas opiniões sobre cada livro. “Como professor de Matemática, meu principal objetivo é tornar os alunos leitores assíduos e que eles também vissem as questões da disciplina como uma oportunidade de interpretar e obter todas as informações necessárias para resolvê-las”, explica Adriano. A atividade, que deverá ser desenvolvida no decorrer de todo ano letivo, já está sendo dividida entre os professores, diretor e coordenadores, que além de colaborarem com a iniciativa, passaram a fazer parte do círculo de leitura.
“Temos o apoio total, principalmente, dos pedagogos, das turmas do 3º ano do ensino médio e dos professores”, ressaltou Adriano Cipreste, autor do projeto. “Os livros são doados pelos professores da escola para incentivar o projeto e proporcionar que os alunos desenvolvam ainda mais seus hábitos de leitura. O “Círculo” tornou o livro algo atrativo e os alunos estão muito entusiasmados”, finaliza a pedagoga Jeanine Schumacher.
A dinâmica é simples. O professor apresenta um livro, comenta seu conteúdo e organiza um círculo de alunos que gostariam de participar da leitura. Em seguida, prepara um cartaz e fixa na sala de aula com os nomes dos participantes, contendo outras informações sobre a obra. Todos os dias são retiradas de três a cinco páginas do livro, que são entregues ao primeiro aluno e, após a leitura, repassa ao próximo, assim sucessivamente até chegar ao último aluno que fixará as páginas lidas no cartaz. Depois que todos os alunos lerem o livro, o círculo estará completo e o contexto do livro será avaliado.
“Apresentei para a turma a dinâmica de dividirmos os livros conforme o número de alunos, de modo que as páginas fizessem rodízio, proporcionando que toda a turma tivesse a experiência de ler a obra”, conta o professor. Desde o início do trimestre, livros como “O Pequeno Príncipe”, “Bem Hur”, “Em Busca de Um Final Feliz”, ”O Poderoso Chefão”, “A Passagem do Anjo” e “Armadilhas da Mente” foram compartilhados. A expectativa é que o projeto cresça e outras obras sejam lidas por todas as turmas.
Para ampliar a atividade além da escola, os alunos criaram uma página em uma rede social (Facebook) para apresentar suas opiniões sobre cada livro. “Como professor de Matemática, meu principal objetivo é tornar os alunos leitores assíduos e que eles também vissem as questões da disciplina como uma oportunidade de interpretar e obter todas as informações necessárias para resolvê-las”, explica Adriano. A atividade, que deverá ser desenvolvida no decorrer de todo ano letivo, já está sendo dividida entre os professores, diretor e coordenadores, que além de colaborarem com a iniciativa, passaram a fazer parte do círculo de leitura.
“Temos o apoio total, principalmente, dos pedagogos, das turmas do 3º ano do ensino médio e dos professores”, ressaltou Adriano Cipreste, autor do projeto. “Os livros são doados pelos professores da escola para incentivar o projeto e proporcionar que os alunos desenvolvam ainda mais seus hábitos de leitura. O “Círculo” tornou o livro algo atrativo e os alunos estão muito entusiasmados”, finaliza a pedagoga Jeanine Schumacher.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário