segunda-feira, 16 de junho de 2014

GOVERNO ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DA 3ª PONTE EM COLATINA



Local onde será construída a 3ª Ponte de Colatina/foto:Facebook

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta segunda-feira (16), que contratará o projeto da 3ª Ponte de Colatina, durante a apresentação do Plano de Mobilidade do município, elaborado pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que visa preparar a cidade e Região para a expansão urbana.

A reunião, na E.E.E.F.M. Conde de Linhares, contou com as presenças do governador Renato Casagrande (PSB), do prefeito municipal Leonardo Deptulski (PT), do deputado federal Paulo Foletto (PSB), da diretora-geral do DER Tereza Maria Casotti, do subsecretário da Sedurb Eduardo Calhau, de deputados estaduais, vereadores, lideranças comunitárias, empresários, do Bispo Emérito da Diocese de Colatina Dom Décio Zandonade, dentre outros.

O governador Renato Casagrande, destacou a importância do Plano e de uma nova ponte para o município. “O diagnóstico para a construção da ponte é um marco para o desenvolvimento de Colatina e de cidades vizinhas. Ele surgiu de Plano de Mobilidade bem elaborado, baseado em estudos técnicos, que identificou a necessidade da intervenção e o local de sua construção, que trará segurança, conforto e qualidade de vida para os colatinenses e cidadãos dos municípios do entorno”, frisou Casagrande.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já está autorizado a fazer o termo de referência para a licitação de contratação da empresa que elaborará o projeto para a 3ª Ponte do município de Colatina.

MOBILIDADE

A proposta do Plano de Mobilidade visa reduzir a distância e o tempo de viagem, além de possibilitar melhor desempenho das pontes e da rede viária com menor saturação e maior velocidade do tráfego. Os projetos viários devem incluir infraestrutura cicloviária, em continuidade e conectividade com o sistema existente.

O projeto para a elaboração de Planos de Mobilidade Urbana contemplou seis municípios em diferentes regiões do Estado. Os planos, que contaram com investimento de R$ 6.700.498,37, beneficiaram também os municípios de Guarapari, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e Linhares.

O objetivo da ação é contribuir para a mobilidade de pessoas e bens no espaço urbano de forma segura, confortável, com tempos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos, utilizando todo o sistema de mobilidade urbana.

Com base nos estudos urbanísticos e projeções demográficas, onde foram identificadas as áreas de expansão da cidade, foram realizadas diversas propostas, dentre ela a rede viária futura e a localização para a nova ponte em binário com a ponte Florentino Avidos.

O subsecretário de Estado de Saneamento e Habitação, Eduardo Calhau, frisou a importância da população na elaboração dos estudos. “Durante a elaboração dos estudos foram realizadas oficinas, seminários e pesquisas de campo, que possibilitaram conhecer mais a fundo as demandas de cada município, por meio de diálogo com a população e com a gestão municipal”, destacou Calhau.

DEMANDAS REGIONAIS

Durante a elaboração dos estudos foram realizadas oficinas, seminários e pesquisas de campo, que possibilitaram conhecer mais a fundo as demandas de cada município, por meio de diálogo com a população e com a gestão municipal. 

Também foram realizadas entrevistas visando levantar dados relativos às sinalizações das principais vias que integram o sistema viário das regiões, avaliação do transporte público coletivo, veículos não motorizados, pesquisa de origem e destino, dentre outras. As entrevistas foram utilizadas como instrumento na realização do planejamento municipal de transportes, por representarem uma fonte de dados para o conhecimento da natureza dos deslocamentos da população no espaço urbano. As intervenções priorizam a locomoção de pedestres, garantindo o acesso seguro também a ciclistas, usuários do sistema de transporte público e motoristas. 

es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário