domingo, 4 de agosto de 2013

ANTÔNIO FIOROT É ELEITO PREFEITO DE PEDRO CANÁRIO NESTE DOMINGO (04)

VIRGÍLIO BRAGA

Neste domingo (04) foi realizada no município de Pedro Canário, região norte do estado, a eleição suplementar para o cargo de prefeito e vice. Antônio Fiorot (PSB) foi eleito o novo prefeito com 5.422 votos (46,35%) dos votos válidos. Em segundo ficou o prefeito interino Gildenê Pereira, o Gil da Saúde (PR) com 2.929 votos (25,04%). Marcos Robério, o Binho (PMDB) foi o terceiro colocado com 2.402 votos (20,53), na lanterna ficou Ronaldo Felisciano (Psol) com 946 votos (8,09%). A nova eleição se deu porque Fiorot estava inelegível em outubro passado, quando foi eleito com mais de 50% dos votos válidos. Ele tinha sido condenado pela Câmara Municipal, mas no fim do ano passado o Tribunal de Justiça (TJ-ES) anulou a condenação feita pelos vereadores e Fiorot se tornou elegível. Contudo, o TSE anulou a eleição passada e marcou uma nova hoje (04). A lei diz que para ter nova eleição nos municípios, o candidato vencedor, se for cassado, tem que atingir mais de 50% dos votos válidos, menos de 50% assume o segundo colocado, mas não é caso de Pedro Canário.
Novo prefeito, Fiorot (PSB) obteve 5.422 votos (46,35%)
A eleição deste domingo em Pedro Canário, contou com 110 policiais militares, 10 policiais civis e 02 delegados. De acordo com o juiz eleitoral do município, Ricardo Chiabai, houve apenas duas ocorrências durante as eleições e as denúncias foram encaminhadas para a Polícia Federal para apuração. Com a derrota do prefeito interino Gil da Sáude, o mesmo volta para a presidência da Câmara de Pedro Canário. Ele respondia pelo comando do município desde o dia 01º de janeiro deste ano. A eleição em Pedro Canário marcou a vitória do candidato do governador Renato Casagrande (PSB), contra o candidato do senador Magno Malta (PR) que será candidato a governador em 2014, contra Renato Casagrande. Fiorot ganhou também do candidato do ex-govenador Paulo Hartung (PMDB). Hartung apoiou o candidato que ficou em terceira colocação, o Binho (PMDB). Com a vitória de Fiorot, o PSB, partido do governador, passa ter 23 Prefeituras no estado.
Em cinco anos Pedro Canário teve 5 prefeitos, e um deles está preso, Mateus Vasconcelos, o Mateusão. Mateusão foi preso pela Polícia Federal em São Mateus, poucos meses atrás.

Foto: Assessoria de imprensa do novo prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário