sexta-feira, 7 de março de 2014

GOVERNO DO ESTADO NOMEIA 283 POLICIAIS CIVIS


283 novos policiais civis, foram nomeados pelo governo
Nesta sexta-feira (07), 283 policiais civis foram nomeados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). A lista com os nomes dos novos servidores foi publicada no Diário Oficial (DIO). Foram nomeados escrivães de polícia, peritos, médicos legistas, assistentes sociais e psicólogos.

O cargo que teve maior nomeação foi o de escrivães de polícia que contemplou 150 candidatos sendo oito deles portadores de necessidades especiais. Na área de perícia foram nomeados 93 sendo 50 peritos criminais incluindo um portador de necessidades especiais, 33 peritos criminais especiais sendo dois portadores de necessidade especiais, seis peritos bioquímicos toxicologistas e quatro peritos em telecomunicações. Além desses, 26 médicos legistas sendo um portador de necessidade especial, oito assistentes sociais e seis psicólogos passam a compor o quadro da Polícia Civil.

O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, ressaltou que essas nomeações contemplaram mais do que o dobro de candidatos aprovados previstos dentro do número de vagas do edital do concurso. “A recomposição de efetivo policial é um dos eixos do programa de Segurança Pública Estado Presente: em defesa da vida. É a demonstração clara de que a carreira policial está sendo valorizada dentro do contexto do Estado do Espírito Santo. Dessa forma ,o Governo do Estado reafirma o compromisso de estabelecer a segurança pública como prioridade”, afirmou.

Joel Lyrio adiantou também que novas nomeações serão feitas em breve. “Ainda neste mês serão nomeados mais 40 novos delegados para reforçar a atividade da Polícia Civil”, concluiu.

Ainda no Diário Oficial desta sexta-feira (07) foi publicada a data da posse dos candidatos nomeados e também a documentação necessária para o ato. No dia 03 de abril está marcada a posse para os novos escrivães. Já no dia 04 é a vez dos candidatos aprovados nos demais cargos.

As nomeações são o resultado da ampliação do quadro da Polícia Civil previsto na lei complementar nº 741 publicada em dezembro de 2013.

CONCURSO
O edital do concurso foi divulgado no dia 25 de janeiro e disponibilizou 113 vagas, sendo três para o cargo Delegado de Polícia, 81 para Escrivão da Polícia Civil, cinco para Perito Criminal, uma para Perito Criminal Especial, uma para Perito Bioquímico Toxicologista, sete para Médico Legista, duas para Perito de Telecomunicação, sete para Assistente Social e seis para Psicólogo. Os salários variam entre R$ 4.697,76 e R$ 9.245,15, incluindo a escala especial.

Ao todo, 12.268 pessoas se inscreveram para disputar uma das 113 vagas oferecidas no concurso da Polícia Civil. Desta forma, serão 108,5 candidatos disputando uma das vagas. O cargo mais concorrido é o de delegado que teve 4.590 inscritos para três vagas, sendo 1.530 candidatos por vaga. O segundo mais disputado foi o cargo de escrivão, que recebeu 4.970 inscrições, totalizando 61,35 por vaga.

Entre os interessados em disputar um das vagas na área de perícia, 3509 pessoas concorreram as vagas para os cargos de perito bioquímico toxicologista, perito criminal e perito criminal especial. O cargo mais concorrido foi o de perito criminal especial. Foram 807 inscrições para uma vaga. Já o cargo que mais recebeu inscrições foi o de perito criminal totalizando 2.556, sendo 511 candidatos por vaga. No caso da vaga para perito bioquímico toxicologista foram 146 inscrições. O concurso disponibilizou cinco vagas para perito criminal, uma para perito criminal especial e uma para perito bioquímico toxicologista.

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
Escrivão de Polícia - Dar cumprimento às formalidades processuais, lavrando autos, termos, mandados, portarias, ordens de serviço e demais atos do ofício.
Médico Legista - Executar trabalhos de perícia de lesões em pessoas vivas, perícias em cadáveres, bem como proceder a exame em vísceras, matéria orgânica e qualquer outro material de origem biológica, no campo da medicina legal.
Perito Bioquímico Toxicologista - Execução de trabalhos de perícia envolvendo análise e pesquisas laboratoriais no campo da bioquímica e físico-química, em peças antômicas e líquidos retirados de cadáveres, em líquidos de origem biológicos, em matérias orgânicas, tóxicas, venenos e produtos químicos por solicitação de autoridade, visando esclarecimentos à prova das infrações penais.
Perito Criminal - Executar estudos, pesquisas e perícias, visando ao esclarecimento e ao fornecimento de provas das infrações penais, desabamentos, sinistros, desastres e à identificação dos respectivos autores, tendo por objetivo os vestígios materiais extrínsecos daquelas infrações.
Perito Criminal Especial - Executar trabalhos compreendendo a realização de perícias, exames e pesquisas no setor da Criminalística Pura e nos específicos da Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Farmácia, Física, Geologia, Matemática, Mineralogia, Química ou Odontologia, bem como exames em pessoas vivas, cadáveres e peças anatômicas em relação ao campo da odontologia penal.
Perito em Telecomunicações - Execução de serviços de instalação, montagem, operação, de sistemas automáticos eletrônicos, equipamentos de telecomunicações aparelhos radioelétricos dos órgãos da Polícia Civil.
Psicólogo - Execução de trabalhos relacionados ao comportamento humano e à dinâmica da personalidade de detentos, menores e servidores policiais civis, com vistas à orientação psicológica e ao ajustamento individual.
Assistente Social - Execução de trabalhos relacionados com o desenvolvimento, diagnóstico e tratamento da Comunidade em seus aspectos sociais, envolvendo presos, menores, migrantes e policiais civis.

NOMEAÇÕES
Em 2013, 28 novos investigadores da Polícia Civil foram nomeados pelo Governo Estadual, aprovados em concurso público.

Em dezembro de 2012, foram nomeados mais 78 novos investigadores. No mês de setembro foi realizada a formatura de 89 delegados de polícia. Nos meses de julho e junho, respectivamente, a Polícia Civil convocou 91 policiais investigadores, aprovados no concurso público de 1993 e nomeou 16 peritos papiloscópicos, reforçando assim o efetivo da perícia na Polícia Civil.

Em abril de 2012, foram nomeados 360 policiais civis, sendo escrivães, delegados, peritos papiloscópicos, auxiliares de perícia médico legal, peritos criminais, peritos criminais especiais e médicos legistas. Além disso, foi realizada a formatura de 106 agentes de polícia.

No dia 01 dezembro de 2011, foram convocados 312 investigadores da Polícia Civil que atualmente estão trabalhando nas delegacias do interior e nas de Crimes Contra a Vida.

As informações são da Assessoria de Imprensa da PC-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário