sexta-feira, 21 de março de 2014

ESPÍRITO SANTO INICIA FORMAÇÃO DE 1.000 NOVOS SOLDADOS DA PM



O grupamento formado por mais de mil novos alunos soldados foi recebido pela Polícia Militar com uma cerimônia de abertura do Curso de Formação de Soldado (CFSd/2014), realizada na manhã desta sexta-feira (21), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica.
                                                                                                          Fotos:Romero Mendonça/Secom-ES
O governador Renato Casagrande destacou a responsabilidade dos alunos em fazer parte da Polícia Militar, que irá completar 179 anos. “Vocês estão assumindo uma função em uma Instituição de tamanho respeito, que é a Polícia Militar e, ao mesmo tempo, assumindo o compromisso de combate ao crime e à violência. Hoje temos um programa estruturado para reduzir a criminalidade, o Estado Presente, que é apoiado em bases como a infraestrutura do trabalho policial, a tecnologia e a recomposição dos efetivos, o que estamos solenizando aqui nesta manhã”, apontou o governador. 

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Albuquerque Garcia, destacou os investimentos aplicados na segurança pública, por meio da compra de viaturas, abertura de concursos e aquisição de outros materiais, assim como na formação e capacitação dos servidores. 

Entre autoridades civis e militares, a solenidade foi prestigiada pelo Subcomandante Geral da PMES, coronel Antônio Augusto da Silva, e pela diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa da Instituição, coronel Josette Batista. 

Na oportunidade, o coronel Antônio Augusto concedeu a palavra a coronel Josette, a qual destacou que os alunos serão formados sobre três pilares, a ética, os direitos humanos e orientados pela filosofia da Polícia Comunitária. 

“A formação dos senhores é fruto de um intenso esforço e dedicação. Vocês serão orientados para cumprir o papel militar e trabalhar pela sociedade”, ressaltou a coronel Josette, solicitando o compromisso dos novos alunos com os estudos e assim realizar esse desejo de servir a Instituição Polícia Militar. 

Durante a cerimônia, o primeiro colocado do concurso, o alunos soldado Lucas de Souza, recebeu das mãos do governador, um compêndio elaborado com a finalidade de promover a formação do discente policial militar.

CURSO DE FORMAÇÃO 

O Curso de Formação de Soldados terá duração de aproximadamente seis meses, tendo início neste dia 21 de março, com término previsto para o mês de setembro deste ano. 

Os novos alunos fazem parte de uma turma de cerca de 1600 candidatos aprovados no concurso para soldado da Polícia Militar. Os aprovados foram divididos em duas turmas para receberem a formação. Nesta primeira fase de capacitação serão formados cerca de mil alunos, ficando o restante para a segunda turma. 

De igual maneira, todos os alunos receberão a formação orientada por uma estrutura curricular alinhada à matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com matérias específicas da Polícia Militar e outras da área jurídica e de relacionamento pessoal, totalizando 36 disciplinas e 920 horas aula, incluindo estágio operacional realizados com a participação dos Batalhões da Região Metropolitana da Grande Vitória. 

O corpo docente é composto por aproximadamente 500 professores militares e civis, envolvidos no processo de formação dos novos soldados da PMES. Os alunos receberão a capacitação no CFA, no 2º Batalhão, em Nova Venécia, no 3º Batalhão, em Alegre, e no 5º Batalhão, em Aracruz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário