quinta-feira, 29 de maio de 2014

POLÍCIA CIVIL APREENDE NO ES, MAIS DE 25 MIL MUNIÇÕES NO MÊS DE MAIO



Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Civil divulgou o resultado da operação “Faroeste Caboclo” que resultou na apreensão de 25.256 munições, 19 armas e oito presas pessoas presas, em flagrante.   As ações aconteceram durante este mês nos municípios de Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Colatina, Linhares e São Mateus.
                                                                                                    Fotos: Assessoria de Imprensa da PC-ES
Entre os materiais apreendidos estão 43 cartuchos de munições letais calibre 12, duas máquinas para recargar munição, 24 pontas de munição de fuzil calibre .556, duas pistolas do calibre 380  e 625 pontas de  munição do mesmo calibre, 809 pontas de munição calibre 38, cinco espingardas , 12 revólveres, quatro carregadores de pistola calibre 380.
  
“Verificamos que 90% dos homicídios do Estado são cometidos por arma de fogo e que, nos últimos anos, os números de perfurações têm aumentado. Isso é um sinal de que houve um aumento na disponibilidade das  munições. Por isso decidimos mapear o trajeto que essas munições e essas armas seguem ao entrar no Estado e identificar quem está abastecendo o mercado e contribuindo com a incidência da violência”, destacou o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, durante a coletiva de imprensa que aconteceu na chefatura de Polícia, em Vitória. 

O chefe de Polícia informou que entre os anos de 2011 até 2014 foram apreendidas no Estado cerca de 4700 armas, sendo 1600 somente neste ano.  “Com a queda na oferta de armas e munições, acreditamos que a tendência é a redução dos homicídios”, disse.

O superintendente de Polícia Especializada delegado José Monteiro, explicou que essa foi a primeira etapa da operação que contou com a parceria inédita do Exército Brasileiro e foi voltada, inicialmente, para os empresários e lojistas que vendem armas e munições. “A operação teve a participação de representante do Exército Brasileiro, pois eles possuem a competência para fazer a fiscalização e muitas munições apreendidas não possuíam as respectivas notas fiscais”, explicou José Monteiro.

Joel Lyrio ressaltou que a segunda etapa dessa operação está sendo desenvolvida. “Para isso vamos contar com mais parceiros e esse trabalho envolverá a Polícia Federal. Essa fase terá apreensão e prisões de um número considerável de pessoas em outros Estados, é um trabalho que exige muita inteligência policial”, adiantou. 

AS OPERAÇÕES

As ações aconteceram nos dias 05, 06, 12,14,21,27 e durante esta madrugada de quinta-feira (29) em diversos bairros dos municípios de Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Colatina, Linhares e São Mateus.

“Por meio da parceria exitosa com o Exército Brasileiro comprovamos que existiam munições e armas sendo vendidas ilegalmente em algumas lojas e, diante disso, começamos a apreensão dos materiais”, explicou o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio. 

Após essa etapa, os policiais descobriram quem comprava essas munições e as armas ilegais, o que levou a algumas pessoas conhecidas como “armeiros”- pessoa que dá manutenção em armas.  “Foi feito um trabalho de campo que resultou  na apreensão de mais munições de mais armas até que chegarmos aos armeiros e descobrirmos que a maioria deles estavam consertando ou vendendo armas e munições para traficantes”, informou o chefe de Polícia. 

Além desses, algumas pessoas que faziam a recarga de munições também foram presas durante a operação.  Os proprietários e lojistas que foram flagrados vendendo armas e munições de forma irregular foram autuados, pagaram fiança e vão responder ao processo em liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário