sábado, 17 de novembro de 2012

O caminhão da solidariedade percorreu as ruas de Pancas em busca de donativos para os  desabrigados da chuva.

CAMINHÃO DA SOLIDARIEDADE PANQUENSE
J.M.Silva.
Na tarde do dia 17 de novembro, um caminhão pertencente à firma Mataveli Material de Construção, Cremilda  Almeida de Paiva, chefe da vigilância Sanitária de Pancas, juntamente com quase uma dezena de voluntários percorreram as ruas de Pancas coletando todo tipo de ajuda pertinente ao atendimento dos que ficaram sem nada durante as fortes chuvas ocorridas na noite de ontem. Não havia algo específico. Valendo tudo para ajudar os necessitados: colchões, roupas, alimentos, utensílios de higiene e limpeza em geral. Todos podiam ajudar de acordo com sua capacidade. O caminhão e o trabalho voluntario estava sendo patrocinado pela Loja Maçônica de Pancas.
Observamos a presença do vice-prefeito eleito Marcos Mataveli que juntamente com demais confrades se empenhavam em busca da ajuda necessária aos mais necessitados que neste momento não tinham como pensar em nada, a não ser buscar a limpeza de seu imóvel que se encontrava soterrado de lama e entulhos bem como salvar alguns pertences. No entanto houve famílias que perderam tudo.
Tentamos entrar em contato com o prefeito eleito, Guima, (PRP) mas não foi possível. O atual prefeito, Luiz Pedro Schumacher (DEM), também não foi localizado. É grande a expectativa de que o mesmo decrete estado de calamidade pública a fim de que possa obter recurso do governo estadual e mesmo federal.
A solidariedade dos panquenses é marcante no que diz respeito em ajudar o próximo. Por toda parte da cidade víamos pessoas se deslocando de casa em casa sempre ajudando, dando aquela força na hora certa, no momento exato da necessidade.
Não temos o número exatos de desabrigados, mas estima-se em centenas. Os locais mais afetados pelas fortes chuvas em tela são: rodoviária de Pancas, rua do Bloquete, onde se situa a garagem da Prefeitura, Av. 13 de Maio em vários trechos: em frente à rodoviária e próximo à farmácia do CICI, restaurante Pague Menos e ponto da Pretti. Av. Antônio Cabalini, onde se situa a prefeitura velha que acabou sendo inundada. Rua do posto de Saúde próximo ao bairro N. Srª Aparecida, que também ficou inundado. Rua da Lama, onde inúmeras casas foram inundadas. O rio Panquinhas encheu e suas águas sujas e carregadas de lixo, geladeiras, sofás, máquinas der lavar roupa e até mesmo um carro Fiat que foi arrastado pelas correntezas, pertencente ao Sr. João Silverol, serventuário da justiça, seguia célere pelo seu leito natural e fora dele, causando todo o prejuízo ora narrado.
Até o presente momento não obtivemos nenhuma informação a respeito da zona rural e segundo a polícia militar até o presente momento não houve registro de pessoas levadas pela enxurrada ou mortes ocasionadas pela mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário