quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Disque-Denúncia (181) alcança 3.109 registros em outubro

No mês em que a Central Disque-denúncia 181 completou onze anos – outubro - 3.109 novas ligações da população auxiliaram a polícia a desvendar crimes, prender criminosos e a apreender armas, drogas e diversos materiais usados para o tráfico de entorpecentes. Desses registros, 1.030 foram confirmados e apresentaram saldo positivo. 
As denúncias resultaram na detenção de 68 pessoas, duas delas com mandados de prisão em aberto. No dia 16 de outubro, policiais da Delegacia de Defraudações (Defa) prenderam uma auxiliar de enfermagem acusada de vender atestados médicos falsos, após denúncias anônimas registradas no 181.
 
No mesmo dia, uma mulher foragida da Justiça foi presa por policiais civis em Cariacica. Ela é acusada de cometer homicídios e latrocínios no município de Vila Velha em 2004. Já em Colatina, três pessoas envolvidas com o tráfico de drogas foram detidas por policiais militares do 8º Batalhão. No dia 18 do mesmo mês quase 10 kg de maconha foram apreendidos com o grupo, no Bairro Bela Vista. 
 
Para Luiz Dalvi, superintendente da ONG Espírito Santo Unido Contra o Crime (ESUCC), parceira da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) nas operações do Disque-Denúncia (181), a população do interior também pode contar com o atendimento da Central para auxiliar os trabalhos policiais.
 
“É importante que a população do interior tenha consciência de que o serviço também atende todos os municípios do Estado. Mesmo que a pessoa não tenha telefone fixo, a ligação pode ser feita até mesmo por orelhões. Quem liga não precisa se identificar. A colaboração da comunidade pode ajudar a polícia a desvendar crimes também nessas regiões”, explica Dalvi.
 
Balanço das apreensões no mês de outubro
 
* 11.776 Kg de drogas (maconha, cocaína e crack
* 09 armas de calibres variados (revólveres, garrucha e espingarda) e munições de diversos calibres;
* R$ 3.625,00 em dinheiro;
* 64 animais silvestres;
* 05 veículos, todos com registro de roubo/furto;
* Diversos materiais utilizados em atividades ilícitas, tais como, balança de precisão, equipamentos eletrônicos, dentre outros produtos utilizados no preparo, venda e consumo de drogas; 
* Cerca de 100 procedimentos foram adotados, como notificações, lavraturas de Termos Circunstanciados e diversos atendimentos a solicitações de policiamento preventivo em diversas áreas do Estado.
es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário