terça-feira, 27 de dezembro de 2016

GOVERNADOR PAULO HARTUNG FAZ BALANÇO DE 2016

O governador Paulo Hartung (PMDB) apresentou nesta terça-feira (27) os principais resultados do segundo ano de trabalho à frente da gestão do Estado. Em coletiva de imprensa, Hartung ressaltou que, ao final do período, e com a manutenção de um forte ajuste fiscal nas contas estaduais, o Governo do Estado fecha o exercício financeiro de 2016 com um saldo livre de, aproximadamente, R$ 40 milhões em caixa. O governador informou ainda que, somente neste ano, o Estado reduziu o custeio da máquina em 8%. O atendimento à imprensa foi realizado no Salão Nobre, no Palácio Anchieta, Cidade Alta, em Vitória.
"Tenho orgulho em fechar, pelo segundo ano consecutivo, as contas rigorosamente em dia. Saímos de dois déficits bilionários e produzimos uma pequena disponibilidade de caixa em torno de R$ 40 milhões. No cenário nacional, é uma enorme conquista. Tenho que alertar que quando tomei posse estávamos indo em direção ao precipício. Conseguimos distanciar um pouco, mas nossa margem é pequenina. Não dá para fazer dança de roda na beira do precipício, por isso estamos com gestão intensiva dos recursos públicos e com nossa política de austeridade fiscal consolidada", detalhou Paulo Hartung.
Durante a coletiva, o governador explicou ainda que, apesar da austeridade fiscal, o Estado está alcançando avanços importantes com a priorização dos investimentos. "No momento em que os recursos estão curtos, estamos avançando em políticas públicas importantes com desenvolvimento de programas importante. O Estado tem desafios, eles não são pequenos, mas mesmo com eles estamos conseguindo inovar em políticas públicas transformadoras com a expansão da Escola Viva, que disponibiliza ensino em tempo integrado, e do Ocupação Social, que atende nosso jovens em situação de vulnerabilidade e na reorganização da saúde com abertura de novos leitos e atendimento médico especializado regionalizado", destacou.
Hartung ressaltou ainda que o Estado avançou na modernização da máquina pública, aumentando a eficiência e transparência do Poder Executivo Estadual. Entre as ações mencionadas pelo governador estão a redução para três dias na abertura de empresas e o lançamento do aplicativo ES na Palma da Mão, que permite aos usuários terem acesso a serviços ofertados pelo Estado. Hartung também mencionou o novo Portal da Transparência. "Mesmo tendo o Portal líder em transparência, modernizamos para facilitar a forma de consulta aos dados do Estado", disse o governador.
Sobre o cenário nacional e previsão para 2017, o governador afirmou que está empenhado na pauta nacional participando de debates para o país realizar as reformas necessárias para retomada da competitividade e, consequentemente, retomada do crescimento. "Precisamos que o país avance na retomada do crescimento para os estados seguirem no mesmo caminho. É necessário que o país reencontre o equilíbrio das contas públicas. O Brasil precisa passar por um processo de modernização para evoluir sua competitividade neste mundo conectado que estamos vivendo", ponderou Hartung.
"Já para 2017, os sinais que temos é que ainda não conseguimos enxergar o cenário que enfrentaremos. Precisamos ser claros e transparentes com a sociedade. Com essa perspectiva, vamos manter a disciplina financeira para manter o equilíbrio das contas públicas. Não tem vida fácil. Ainda estamos com despesas altas e arrecadação em queda. Por isso vamos focar na gestão intensiva das contas públicas estaduais. Esse cenário só muda com a retomada do crescimento do país. A arrecadação é um subproduto da atividade econômica do país", completou o governador Paulo Hartung.

FOTO:LEONARDO DUARTE/SECOM-ES
O governador Paulo Hartung (PMDB) fez um balanço de sua gestão deste ano. Hartung conversou com os jornalistas na manhã desta terça-feira (27), em Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário