segunda-feira, 2 de abril de 2018

COOEPA REPUDIA POSTAGEM DE PREFEITO, E AINDA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO


VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 003539/ES

                                                                                                                                 REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Post na página do prefeito de Pancas
A escola particular Cooperativa Educacional de Pancas (Cooepa), localizada na avenida José Nunes de Miranda, no centro do município, postou em sua página do Facebook, na manhã desta segunda-feira (02), uma nota de repúdio e esclarecimentos sobre uma postagem, também no Facebook, exatamente numa página do prefeito de Pancas, Sidiclei Giles (PDT). Na última sexta-feira (30), o prefeito Sidiclei realizou uma postagem dizendo estar esclarecendo “a verdade sobre as bolsas da Cooepa e a Prefeitura” (esse foi o título do post dele). “Em 2009, a PMP (Prefeitura M. de Pancas) gastou cerca de (R$) 120 mil reais no prédio e cedeu por 10 anos à Cooepa, além de pagar até hoje água e energia. Como contrapartida, a Cooepa deveria ceder à Prefeitura 40 bolsas, sendo 10 (dez) bolsas 100% com material escolar para quem ganhava até um salário mínimo, 15 bolsas 70% para quem ganhava até dois salários mínimos e quinze bolsas para quem ganhava até três salários mínimos. Desde novembro de 2017, estamos pedindo ao antigo presidente da Cooepa (Cícero Quedevez Grobério, advogado e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Pancas) esclarecimentos sobre o assunto sem obter resposta. Sendo assim, encaminhei todo o processo ao Ministério Público para que investigue se ocorreu uso político na liberação de bolsas escolares na Cooepa, uma vez que o ex-presidente da Cooepa era presidente do partido que elegeu um vereador nas últimas eleições. Nada temos coma a distribuição das bolsas pela Cooepa, pois essas são de livre concessão por parte da instituição. Queremos saber onde estão as bolsas que deveriam e devem ser distribuídas às pessoas de menor renda estabelecidas no contrato com a prefeitura” disse o prefeito de Pancas, Sidiclei Giles, em sua página do Facebook, denominada Dr. Sidiclei. Diante da grande repercussão que o caso “bomba”, literalmente, no Facebook, o jornal O Mestre busca esclarecer ouvindo os dois lados. Atento ao fato, a reportagem também publica a postagem da nota de repúdio e esclarecimentos por parte da Cooepa. A reportagem procurou o ex-presidente da Cooepa, ex-presidente da Câmara de Vereadores, e advogado Cícero Quedevez Grobério, mas o mesmo não quis conceder entrevistar para repercutir o caso. Assim como na postagem do prefeito, o jornal O Mestre publicará a nota da Cooepa completa, sem cortes. Na mesma postagem, a Cooepa postou imagens de documentos em anexo, onde a mesma diz que comprova o que foi dito. Segue abaixo:

"NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO DA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PANCAS SOBRE ASSUNTOS VINCULADOS EM REDE SOCIAL QUE ENVOLVEU O NOME DA INSTITUIÇAO E DE SEU EX PRESIDENTE.
Post da Cooepa, em sua página do Facebook
 
Prezados discentes, docentes, servidores e demais componentes da comunidade COOEPA,
No dia 30/03 do ano corrente foi veiculado em uma página pessoal do facebook, um post onde especula-se a possibilidade de uso político na concessão de bolsas de estudo.
A instituição repudia tal atitude e desde já ESCLARECE que, desde 2009, as bolsas foram concedidas por meio de comissão e atendendo aos critérios determinados pela Secretaria Municipal de Educação. Esclarece ainda, que não coube a nenhum presidente a manifestação de concessão de bolsas de estudo e sim, a “COMISSÃO FORMADA POR MEMBROS DA DIRETORIA E CONSELHO ADMINISTRATIVO.” A Cooperativa Educacional de Pancas presa por todos os bolsistas, por se tratar de princípios inerentes a própria instituição, sendo a integração social um dos pilares do cooperativismo. AINDA SOBRE AS BOLSAS INFORMAMOS QUE NÃO TEMOS APENAS 40 BOLSISTAS CONFORME PEDE O CONTRATO; E SIM 63 BOLSISTAS; OU SEJA; MUITO MAIS DO QUE FORA PEDIDO.
Sobre os R$ 120 mil gastos no prédio ONDE funciona a escola INFORMAMOS que foi referente a reforma para melhoria do prédio, em contrapartida a EMEF Emílio Klug – ESCOLA MUNICIPAL -, hoje situada no Bairro Nilton Sá, funcionou no prédio da COOEPA no turno vespertino, pelo tempo necessário até que fossem concluídas as obras da mesma. Vale ressaltar que, o prédio onde funciona a Cooperativa é de propriedade da Mitra Diocesana (Igreja Católica) e está cedida ao município a partir de contrato, que por sua vez, cedeu a esta instituição.
NÃO, NÃO É VERDADE o que afirma o referido post, que não obteve resposta da Escola sobre a concessão das referidas bolsas, respondemos sim, através de ofício e no início deste ano, a atual Diretoria esteve presente na Prefeitura Municipal para mais esclarecimentos. SEGUE EM ANEXO DESTE POST O DOCUMENTO COM O DEVIDO PROTOCOLO À PREFEITURA MUNICIPAL DE PANCAS. Repudiamos a todo tipo de especulação sem fundamentação e sem comprovação, seja direta, indireta, física, verbal, psicológica ou simbólica. Repudiamos ainda, todas as supostas acusações envolvendo o nome de nosso ex-presidente e sua diretoria, por se tratar de pessoas íntegras, honradas e que durante o tempo que estiveram à frente da Diretoria sempre agiram com compromisso e imparcialidade, além de serem pais cooperados.
A Cooperativa passou por grandes dificuldades financeiras a ponto de quase fechar, contudo, graças ao esforço da Diretoria anterior e, é claro, de todos os pais cooperados, saímos de apenas 54 alunos; para atualmente 134 (cento e trinta e quatro alunos), sendo que, 63 (sessenta e três) estudam com bolsas concedidas em suas mensalidades.
Nós da COOPERATIVA somos gratos pela excelência do trabalho realizado pela última DIRETORIA e aproveitamos para nos desculpar por todo constrangimento gerado em função de conversas distorcidas. Lutamos por uma educação de qualidade para toda nossa comunidade.
Feitos os esclarecimentos, a COOEPA está de portas abertas para quaisquer dúvidas referentes ao assunto, no turno matutino.
A Diretoria", disse a Cooepa, em nota publicada em sua página do Facebook, na manhã desta segunda-feira (02). 

  FOTO: VIRGÍLIO BRAGA
Sede da Cooperativa Educacional de Pancas (Cooepa)


Siga o jornal O Mestre no Instagram: @jornalomestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário