domingo, 31 de dezembro de 2017

FELIZ ANO NOVO!



terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CÂMARA APROVA VETO DE PREFEITO E PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” É REPROVADO



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES
 

Em sessão ordinária ocorrida nesta segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores de Pancas aprovou o veto do prefeito do município, Sidiclei Giles (PDT), sobre o Projeto de Lei (073/2017 que Institui o Programa “Escola Sem Partido” no âmbito do sistema de ensino do município. Por nove votos a um, o projeto foi reprovado pela Casa. O plenário da Câmara estava lotado, em sua maioria por professores da rede municipal. A classe foi contra o projeto e se articulou muito, onde ainda solicitou o veto ao prefeito e, posteriormente, a aprovação do veto aos vereadores. No último dia 04, a Câmara, por unanimidade, tinha aprovado o Escola Sem Partido, contudo, após o veto do prefeito Sidiclei, nove vereadores voltaram atrás e aprovaram o veto do chefe do Executivo municipal nesta segunda-feira. Sempre jogando para a plateia e com discursos irônicos, rústicos e até agressivos, o vereador Jucimário de Oliveira Langame, o Bileu (PSB), alegou com não votou na sessão do dia 04 porque estava na faculdade. O vereador chegou a dizer que a reportagem informou a contabilidade dos votos de forma errada, onde, ainda, chegou a ironizar que "um jornalista tinha que aprender a fazer reportagens e que os professores deveriam ensinar o mesmo”. O vereador só esqueceu de dizer que foi eleito para comparecer às sessões, já que foi eleito para isso e recebe um ótimo salário, além de várias diárias para cumprir o seu mandato. Votaram a favor do veto do prefeito e contra o projeto Escola Sem Partido os seguintes vereadores: Anderson Couto, o Pêra (DEM); Bileu; Fernando Oliosi (PDT); Gessino Reis, o Gessino Vendendor (PRP); Otniel Oliveira (PP); Osmar Spamer (PSC); Valdeci Basto, o Nenego (PSL); Vanete Ribeiro da Silva, a Nete do Iracy (PPS); e Wemerson Costa (PSD). Otniel votou mesmo não sendo preciso, já que é presidente da Câmara e sempre deve votar em caso de empate envolvendo os outros vereadores. Somente o vereador Rodrigo Entringer (PCdoB) votou contra o veto do prefeito e favor ao projeto Escola Sem Partido. Rodrigo, que é autor do projeto juntamente com o vereador José Lúcio Dutra (Podemos), se articulou muito durante a sessão explicando todo o referido. Já José Lúcio não compareceu à sessão devido ao falecimento de sua avó materna, óbito ocorrido no começa da tarde desta segunda-feira. Ao fim da sessão, os professores comemoraram a reprovação do projeto com aplausos e gritos. O jornal O Mestre publicou quatro reportagens em seu site, com total imparcialidade, ouvindo os dois lados (os contrários e os favoráveis), noticiando muitas informações sobre o projeto de lei Escola Sem Partido, mostrando como é feito um bom jornalismo em prol da população panquense. O projeto foi polêmico e causou muita divisão nos moradores de Pancas e até nas pessoas de outros municípios, além de movimentos de entidades contrárias e favoráveis.

  FOTO: VIRGÍLIO BRAGA
Sede da Câmara de Vereadores de Pancas

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

CÂMARA VOTA HOJE VETO DO PREFEITO SIDICLEI SOBRE “ESCOLA SEM PARTIDO”



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES

 
Os vereadores de Pancas votam na sessão ordinária desta segunda-feira (18), no plenário da Câmara Municipal, o veto do prefeito Sidiclei Giles (PDT), o projeto de lei (073/2017 que Institui o Programa “Escola Sem Partido” no âmbito do sistema de ensino do município). No último dia 04, os vereadores aprovaram o projeto, por unanimidade (por 10 a 0). Contudo, o prefeito Sidiclei vetou o referido projeto de lei na última quinta-feira (14), e o enviou à Câmara para que os vereadores possam votar. Agora, a decisão final cabe aos onze vereadores. Vale lembrar, que o projeto vem recebendo diversas manifestações favoráveis e contrárias. A maior rejeição ao Escola Sem Partido vem da classe educacional que se mobiliza para que os vereadores possam manter o veto do prefeito. Por outro lado, há muita manifestação favorável ao projeto dos vereadores José Lúcio Dutra (Podemos) e Rodrigo Entringer (PCdoB). A sessão começará a partir das 17h30. Pelo o andar da carruagem, o prefeito não deve ter dificuldades de vetar (reprovar) o projeto dos dois vereadores, já que o chefe do Executivo municipal possui nove vereadores em sua base. Desses nove vereadores, somente o presidente da Casa, vereador Otniel Oliveira (PP), não votou favorável e nem de forma contrária ao projeto Escola Sem Partido na sessão ordinária do último 04. - ele só vota em casa de empate envolvendo os outros vereadores -. Contudo, mesmo tendo votado pela aprovação do projeto na sessão do dia 04, a base do prefeito Sidiclei deve aprovar o veto, reprovando o Escola Sem Partido, a não ser que aconteça algo de extraordinário e que possa mudar a vontade dos vereadores da base governista de Sidiclei Giles.


VEJA ABAIXO OS NOMES DOS VEREADORES QUE VOTARÃO DE FORMA FAVORÁVEL E/OU CONTRÁRIA NESTE VETO DO PREFEITO SIDICLEI (PDT)

Nove são da base do prefeito Sidiclei Giles. São eles:

Anderson Couto, o Pêra (DEM);
Fernando Oliosi (PDT);
Gessino Reis, o Gessino Vendedor (PRP);
Jucimário de Oliveira Langame, o Bileu (PSB);
Osmar Spamer (PSC);
Otniel Oliveira (PP) (só vota em caso de empate envolvendo os outros vereadores);
Valdeci Basto, o Nenego (PSL);
Vanete Ribeiro da Silva, a Nete do Iracy (PPS); e
Wemerson Costa (PSD)

AUTORES DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” E QUE NÃO FAZEM PARTE DA BASE DO PREFEITO SIDICLEI

José Lúcio Dutra (Podemos) e Rodrigo Entringer (PCdoB)


  FOTO: VIRGÍLIO BRAGA
Câmara de Vereadores de Pancas vota nesta segunda-feira (18) o veto do prefeito Sidiclei sobre o projeto "Escola Sem Partido"

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

PANQUENSE FAZ BONITO EM COMPETIÇÃO DE JIU-JÍTSU



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES

 
O panquense Fledis de Oliveira Gonçalves, de 31 anos, fez bonito no Campeonato Estadual de Jiu-jítsu, ocorrido no dia 10 de dezembro, no ginásio Tancredão, em Vitória. Fledis ganhou duas medalhas, sendo uma de ouro na categoria master 1 absoluto (sem limite de peso), e vice estadual na categoria peso pesado (até 94 kg). “Após quase dois anos parado, retornei aos treinos em dois períodos do dia. Consegui êxito na primeira competição, conseguindo duas medalhas. No campeonato, foram oito lutas e todas de alto nível. 400 atletas foram inscritos neste campeonato”, destacou Fledis. O campeão ainda agradeceu sua família e amigos panquenses que torceram por ele. Fledis é irmão de Flávio de Oliveira Gonçalves que possui diversas medalhas no jiu-jítsu. “Quero dedicar a todos os panquenses que torceram e torcem por mim. Minha família. Minha esposa e meu filho que estavam lá torcendo. Ao meu irmão Flávio que sempre me incentivou, além de minha equipe “Tião Gomez Team”. Fledis, durante a entrevista, destacou outros panquenses que também fizeram bonito na mesma competição. Bruno Assis, o Brunão, foi ouro numa categoria, além de Adenir de Paula, o Dimiclif, que ganhou uma medalha de prata numa outra categoria.
  FOTO: DIVULGAÇÃO
Fledis de Oliveira Gonçalves no alto do pódio. O panquense fez bonito em competição ocorrida no ginásio Tancredão, em Vitória