A Eco101 começou a construir para o trecho de 475,9
quilômetros da BR 101 que atravessa 24 cidades do Espírito Santo e 1
município na Bahia. Nesta segunda-feira (18), a concessionária deu início as
obras de duplicação da rodovia, que representam um marco para o
desenvolvimento da infraestrutura de transporte na região. Com soluções
modernas, que obedecem a padrões internacionais, o projeto de ampliação
garantirá mais segurança, fluidez, conforto e comodidade para os
motoristas que trafegam pelo local.
“A BR-101 se tornará uma nova rodovia no Espírito Santo”, afirma o diretor superintendente da Eco101, Paulo Hanke. Nessa
primeira etapa, que vai até 2017, serão duplicados 46 quilômetros de
rodovia, envolvendo investimentos na ordem de R$ 386 milhões. No total,
até o final de toda a duplicação, a previsão é de que o valor investido
chegue a R$ 1,8 bilhão.
Os projetos das obras baseiam-se em estudos de topografia da pista já
existente, que contribuíram para definir qual a concepção mais adequada
para a implantação da nova pista e onde serão necessárias as
retificações de traçado. Para oferecer mais segurança e comodidade,
curvas muito fechadas e cruzamentos de risco serão eliminados.
As obras terão início em quatro frentes: em João Neiva, do km 205 ao
km 208; Ibiraçu, do km 216 ao km 220; Anchieta, do km 362 ao km 369; e
Itapemirim, do km 403 km 409, com investimentos na ordem de R$ 40
milhões. Além disso, está previsto o início das obras de implantação do
novo contorno de Iconha. Ao final desta fase, estes trechos da rodovia
passarão a contar com quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido.
Outros trechos de duplicação estão previstos para terem início até o final desse ano, seguindo o cronograma da concessionária.
NOVA PISTA, VIADUTOS E PONTES
Cada faixa implantada terá 3,6 metros de largura, além de espaço de
segurança com 0,8 cm e acostamento de 2,5 metros. Nos quatro trechos, as
pistas serão divididas por canteiro central de 4,5 metros de largura ou
barreiras rígidas. Toda a sinalização será refeita. Paralelamente à
implantação da nova pista, a concessionária também construirá novas
pontes e viadutos.
No município de João Neiva, haverá um novo viaduto no entroncamento
com a comunidade de Caboclo Bernardo, no km 206. Também será construída
uma ponte sobre o rio Itaperorama, no km 367, em Itapemirim. “Estas
passagens são necessárias para proporcionar mais segurança e fluidez
para quem trafega na rodovia e para quem precisa acessar os municípios”,
ressalta Luis Salvador, gerente de engenharia da Eco101.
A pista já existente também passará por adequações aos parâmetros das
normas atuais, uma vez que seu traçado é da década de 1950.
Durante a execução da duplicação e das demais reformas, será
realizada uma adequação ao tráfego local nos quatro pontos da rodovia
que estarão em obras. Posteriormente, o fluxo de veículos será
transferido para a nova pista. “Como o processo envolve a implantação de
uma nova pista paralela e a adequação da atual, os impactos das obras
ao tráfego serão menores. Mas trabalharemos para que causem o menor
transtorno possível”, afirma Salvador.
"MAIS DE MEIO BILHÃO JÁ INVESTIDOS EM TRÊS ANOS", DIZ EMPRESA
Desde que a Eco101 assumiu a concessão da BR-101 em 2013, mais de R$
650 milhões já foram investidos. Desses, R$ 240 milhões foram destinados
a melhorias operacionais, como a disponibilização de 12 ambulâncias,
sendo quatro UTI’s, 12 guinchos leves e seis guinchos pesados para
atender qualquer tipo de emergência na rodovia.
Também foram implantadas 20 câmeras de monitoramento, além de outras
instalações operacionais; 10 painéis de mensagem variável e 12 bases
operacionais de atendimento ao longo da rodovia. Toda essa estrutura
operacional está interligada a um centro de controle que monitora a
rodovia 24h por dia, com o objetivo de garantir as melhores condições de
tráfego para os usuários da BR-101.
Além dos investimentos na operação, a Eco101 destinou outros R$ 410
milhões às melhorias na rodovia. Ao todo, foram recuperados
estruturalmente mais de 70 km de pavimento. Outros 175 km serão
recuperados até o final de 2016. Também foram concluídas as obras de
nivelamento de pista e acostamento em 200 km de rodovia. As intervenções
permitiram que a rodovia, que antes tinha condições regulares de acordo
com a Confederação Nacional do Transporte, passasse a ser classificada
como boa em seu estado geral. Com a duplicação, o objetivo é elevar a
BR-101 a um novo patamar.
A Eco101 é uma empresa controlada pelo Grupo EcoRodovias, pela Grant e
pela Centauro Participações. A previsão de investimentos, ao longo dos
25 anos de concessão do trecho da BR 101 que atravessa o Espírito Santo,
é de R$ 3,2 bilhões.
ECO101 EM NÚMEROS
Confira alguns dados sobre o trabalho realizado nos três primeiros anos de concessão da BR-101:
R$ 650 milhões investidos
8 mil placas de sinalização implantadas
Pintura de faixa em todo o trecho concedido
200 km de acostamento nivelado
10 painéis eletrônicos de mensagem instalados na rodovia
12 bases de atendimento ao usuário, uma a cada 40 km
18 guinchos – sendo 12 para veículos leves e seis para veículos pesados
12 ambulâncias atuando no trecho, sendo quatro delas UTIs móveis
500 colaboradores contratados no Espírito Santo
500 empregos indiretos gerados
Melhoria em 12 pontos críticos de acidentes
As informações são da Eco101
Nenhum comentário:
Postar um comentário