segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

GOVERNO FEDERAL ENVIA MAIS CINCO KITS DE MEDICAMENTOS PARA VÍTIMAS DAS ENCHENTES

VIRGÍLIO BRAGA


O Governo Federal liberou para o Espírito Santo mais cinco kits de medicamentosquase uma toneladapara contemplar 2,5 mil pessoas afetadas por enchentes e alagamentos. Com essa nova remessa, que deve chegar até o final da noite desta segunda-feira (30), o Estado passa a contar com 25 kits com capacidade total de 12,5 mil habitantes durante três meses. A decisão foi tomada durante videoconferência nesta manhã entre técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde, após o registro da primeira morte suspeita de leptospirose no Estado após as chuvas.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, a preocupação é reforçar o atendimento às vítimas das enchentes. Por isso, a Sesa mantém contato permanente com os municípios para atualizar a situação de cada um. Com isso, mesmo cidades que receberam medicamentos referentes à primeira remessa, na semana passada, voltam a receber reforço nesta semana: é o caso dos municípios de Baixo Guandu, Pancas, Linhares, Aracruz e São Roque do Canaã.

Nesta segunda-feira (30), a Sesa começa a distribuir a segunda remessa de 10 kits do MS, que chegou na sexta-feira (27) e que ajudou a formar outros 50 kits menores, com capacidade para atender 100 pessoas, cada um, por três meses. Pelo menos 15 desses kits estão seguindo para a Superintendência Regional de Saúde de Colatina, que coordenará a distribuição para os municípios da sua região.

na semana passada, 23 municípios foram contemplados com a primeira remessa de medicamentos enviada pelo MS. Os cinco kits que chegam nesta noite compõe a terceira remessa enviada pelo Governo Federal ao Estado, dentro de um pacote de ajuda.

O que contém cada kit

Cada kit enviado pelo MS tem capacidade para atender 500 pessoas por três meses. Contém 48 itens, sendo 30 medicamentos, tais como antibióticos, anti-inflamatórios, antitérmicos, analgésicos, remédio contra vermes, micose, pressão alta, úlceras estomacais, enjoos, vômitos, além de soro injetável, entre outros.

Há ainda 18 tipos de insumos, como sais para reidratação, esparadrapos, seringas, luvas, hipoclorito de sódio (cloro), atadura, cateter, compressa de gaze e máscara.

Também já estão a caminho do Espírito Santo sete ambulâncias, cedidas definitivamente pelo Ministério da Saúde. Quatro delas tem tração nas quatro rodas para ajudar nas remoções em locais com acesso dificultado por enchentes e alagamentos. Esses veículos são do tipo pick-up com baú e podem alcançar regiões do interior em que não é possível prestar socorro por meio de ambulâncias tradicionais. As outras três ambulâncias são do tipo furgão para compor a frota do Samu 192 no Estado.

Além de produtos e equipamentos, o MS também se comprometeu a disponibilizar mais três equipes da Força Nacional do SUS – cada uma composta por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.

 
Municípios que estão recebendo os kits
Água Doce do Norte
Alto Rio Novo
Aracruz
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Cariacica
Colatina
Itaguaçu
Itarana
Laranja da Terra
Linhares
Nova Venécia
Pancas
Rio Bananal
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Roque do Canaã
São Mateus
Viana
Vila Velha

As informações são da Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário