sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

FORMATURA DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE RESISTÊNCIAS ÀS DROGAS

VIRGÍLIO BRAGA                                                                                        Fotos:Cassiana Verdan
Prefeito Guima discursa na formatura do Proerd
Aconteceu na última quarta-feira (11), no Ginásio José Moreira dos Santos, em Pancas, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) para alunos dos 5º anos da rede de ensino municipal. O programa é uma parceria do governo do estado, da Prefeitura de Pancas e da Polícia Militar. O evento de formatura contou com a grande participação de familiares dos alunos e também de autoridades da PM, tenente Aloir, sargento Ronaldo, além do prefeito de Pancas, Agmair Araújo, o Guima (PRP), o vice-prefeito Marcos Mataveli (PPS) e os vereadores Valdeci Basto, o Nenego (PSL) e José Carlos Prata (PSDB). De saída da secretaria municipal de Educação, o secretário Marcos Roberto Rangel, agradeceu a presença de todos. "Foi assim que fechamos o ano letivo com chave de ouro. Formatura das crianças dos 5º anos do Ensino Fundamental que fizeram o curso: PROERD - Programa de Resistência às Drogas. Agradecemos a cada um que compareceu nesse grande evento, que se emocionou junto com a gente, que colaborou na premiação e que acreditou no nosso trabalho e nesse lindo projeto da Polícia Militar", afirmou o secretário Marcos Rangel. O evento também contou com a ajuda de algumas empresas panquenses e de outro município, que doaram brindes entre outras coisas. Na formatura também teve a disputa de melhor redação com o tema Proerd. Na disputa do sexo feminino, a aluna da Escola Oraide Gomes de Miranda, Ana Júlia Vitorino de Souza levou o prêmio, seguida pela aluna Evely Santana Silva e Joice Dias de Melo que ficou na terceira colocação. Evely e Joice são alunas da Escola Henoc Pereira. Já na disputa pela melhor redação no sexo masculino, o vencedor foi Gabriel de Jesus Alves dos Santos, que comemorou muito ao receber o anúncio do sargento PM Gonçalves. Gabriel é aluno da Escola Oraide Gomes de Miranda. Em segundo ficou Marcos A. Moraes da Escola Henoc Pereira. O terceiro colocado é Walack Jonata Oliveira Daniel da Escola Emílio Klug. Os seis alunos foram premiados com  telefone celular ou aparelho de  DVD. 

Alunos da rede de ensino municipal na formatura do Proerd
Alunos fizeram dez aulas do Programa de Resistência às Drogas

QUAL É O OBJETIVO DO PROERD ?

Secretário M. de Educação Marcos Roberto Rangel
Orientação para prevenir o uso de drogas: este é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), projeto social que tem sido desenvolvido pela Polícia Militar há aproximadamente 10 anos. O Programa nasceu por meio de uma iniciativa de educadores e policiais americanos, que surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas, em Los Angeles, na década de 80, iniciaram um trabalho de prevenção visando diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.
O Programa Dare (Drug Abuse Resistence Education), iniciado em 1983 na cidade de Los Angeles, foi apresentado posteriormente pela Embaixada dos Eua, para as Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, que então passaram a desenvolvê-lo em nosso país.
No Brasil, o Dare recebe a denominação de Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, sofrendo adequações necessárias à nossa cultura, contudo, mantendo a metodologia original. O programa consiste numa ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, educadores, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes.
O Proerd é voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano, com idades entre 9 e 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário