sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Agricultores de Pancas recebem caminhão para 
transportar produtos
Foto: Assessoria de Comunicação/Seag
Autoridades: Enio Bergoli, Marcos Mataveli, vice-prefeito eleito, Luiz Pedro Schumacher atual prefeito, Agmair Araújo Nascimento, Prefeito eleito, vereadores eleitos, Gessino e Valdeci e o atual Cícero Grobério e a presidente da Associação Célia Viana dos Santos Benfica.


Agricultores de Pancas receberam no dia 14 deste mês, um grande reforço para transportar a produção agrícola para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os 31 integrantes da Associação de Produtores Rurais de Alto Pancas agora contam com um caminhão Ford-816, placas ODN-9212, que foi entregue pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e adquirido com recursos direcionados por emenda parlamentar estadual.
Com o novo caminhão, os agricultores da associação terão mais facilidade para comercializar os produtos, não precisando fretar outros veículos e podendo expandir os mercados e pontos de vendas. O investimento para a compra do caminhão foi de R$ 102 mil e a entrega faz parte das ações do Programa ‘Vida no Campo’.
“O objetivo do Governo do Espírito Santo é chegar a quem mais precisa, que no interior do Estado são os agricultores familiares. Hoje, estamos entregando este caminhão, que vai facilitar o transporte da produção e que vai ser utilizado de forma coletiva. Temos de harmonizar o desenvolvimento capixaba e, por isso, estamos reforçando a infraestrutura produtiva da agricultura, que é a principal atividade econômica na maioria dos municípios”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
“Começamos as entregas para o PAA há muitos anos, mas sempre tivemos de enfrentar a dificuldade da falta de um veículo próprio e pagávamos o frete para fazer o transporte. Depois de muita luta, agora podemos contar com esse caminhão, que vamos disponibilizar também para outras associações vizinhas que enfrentam o mesmo problema”, afirmou a presidente da associação, Célia Viana dos Santos Benfica.
Programa de Aquisição de Alimentos
O Governo do Espírito Santo e o Governo Federal compram os alimentos produzidos pelos agricultores e distribuem nas instituições da rede socioassistencial dos municípios. Alem de gerar mais renda, o projeto também promove a segurança alimentar e nutricional dos agricultura, uma vez que ele é incentivado a diversificar a produção, ampliando a disponibilidade de alimento para seu próprio consumo. A meta e beneficiar 5.000 agricultores familiares até 2014
Programa Vida no Campo
Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o programa ‘Vida no Campo’ contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.
Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria. Fonte: Seag-ES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário