terça-feira, 6 de março de 2018

OBRA DE BARRAGEM EM LAGINHA SEGUE PARADA



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES


Segue parada. A obra da construção de uma barragem, localizada no córrego Floresta, em Laginha, distrito de Pancas, segue parada desde setembro do ano passado, segundo informações. A tão sonhada barragem, que amenizará a falta d’água para os moradores do distrito, está quase concluída, contudo, a empresa que executava a construção não está mais no local. Laginha convive há décadas com problema de água para os moradores. No período de estiagem, por exemplo, a água chega a faltar nas torneiras das residências dos moradores do maior distrito de Pancas. No dia primeiro de julho de 2016, o governador Paulo Hartung (PMDB) foi ao distrito assinar a ordem de serviço, juntamente com o então prefeito de Pancas, Agmair Araújo, o Guima (PRP). Na solenidade, o governador e o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octacino Neto, anunciaram que a obra ficaria pronta em oito meses, promessa que não foi cumprida. À época, o valor anunciado para a construção da barragem era de R$ 783.406,68, e a empresa vencedora no processo licitatório chama-se Mestra Engenharia. Posteriormente, o valor da obra subiu e a previsão é que passe para R$ 978 mil, segundo informou a Seag, exatamente no dia 21 de julho de 2017, data em que o governador Paulo Hartung voltou a visitar o distrito de Laginha, além da sede Pancas. Desde janeiro deste ano, o jornal O Mestre vem procurando a Seag para cobrar e saber qual a previsão que a pasta tem de quando a obra será retomada. Até o momento, a Seag não enviou nota a respeito desse imbróglio, contudo, a assessoria de imprensa da pasta, apenas respondeu os contatos do jornal, perguntando à reportagem, para qual data esse veículo de comunicação precisaria da nota, isso em janeiro deste ano. De lá para cá, nada chegou ao jornal O Mestre. Enquanto esse descaso por parte do governo do Estado predomina, os moradores de Laginha aguardam ansiosamente o fim da construção da barragem do córrego Floresta. O período de estiagem está chegando e, com isso, a preocupação aumenta.
  FOTOS:ANDRÉ HOFMAN
Obra de barragem está quase concluída, mas, está parada desde setembro do ano passado. A imagem é recente
Assim que tiver a construção concluída, a barragem será de grande importância para Laginha
  FOTO: VIRGÍLIO BRAGA- 01/07/2016
Ladeados por diversos políticos e liderança comunitária, o governador Paulo Hartung e o ex-prefeito de Pancas, Agmaír Araújo, o Guima, erguem o documento sobre a ordem de serviço da construção da barragem, localizada no córrego Floresta, em Laginha. A solenidade da ordem de serviço aconteceu no dia primeiro de julho de 2016, na sede do distrito de Laginha


RODOVIA SEGUE EM PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO


A rodovia ES-341 (que liga Pancas ao distrito colatinense de Ângelo Frechiani) segue num verdadeiro caos. Constantemente, o trecho de 23 km convive com buracos, além serviços de tapa-buracos de péssima qualidade. Os moradores da região não aguentam mais tanto descaso por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES). Não há previsão de reforma da ES-341. Diversas outras rodovias capixabas estão sendo ou serão reformadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário