domingo, 5 de fevereiro de 2017

FAMILIARES DE PMs REALIZAM PROTESTO BLOQUEANDO SAÍDA DE VIATURAS DO DPM DE PANCAS



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES

Assim como foi feito em diversos batalhões, Quartel do Comando Geral em Maruípe, Vitória, e em outros DPMs da Polícia Militar em diversos municípios do Estado, familiares do militares realizam desde o início da manhã deste domingo (05), em frente ao DPM de Pancas, um protesto, onde impedem a saída das viaturas da corporação. Viaturas, que estão sucateadas, diga-se de passagem. Esposas, namoradas e até amigos aderiram ao movimento. Todos reivindicam melhorias para os PMs. Os outros protestos, em outros municípios, começaram neste sábado (04). O secretário de Estado da Segurança Pública, André Garcia, se reuniu ainda no sábado com as esposas dos militares de municípios da Grande Vitória. Segundo informações, a reunião não teve resultado, já que elas não gostaram do que André Garcia propôs. O bloqueio deverá continuar até essa segunda-feira (06), segundo informações. Os policiais militares não podem realizar protestos, sob pena de prisão, se fizerem esse movimento. Além de movimento, o Código Penal Militar não permite greves e paralisações por parte dos PMs. Uma nova reunião foi marcada para esta segunda-feira com o governo do Estado, às 16h00, no Palácio da Fonte Grande, no centro de Vitória. O jornal O Mestre entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sesp para que a Secretaria possa se manifestar sobre o movimento. O assessor informou que assim que tiver atualização uma nota será enviada.

Veja abaixo as reivindicações feitas pelos familiares do policiais militares de Pancas e de outros municípios do Espírito Santo. Esse texto circula nas redes sociais e no aplicativo WhatsApp, e é de autoria do movimento. Ele será publicado na íntegra, sem cortes:

“DENTRE AS REIVINDICAÇÕES DOS FAMILIARES ESTÃO: • DESDE 2013 SEM REAJUSTE; • SETE ANOS SEM AUMENTO; • 40% DE INFLAÇÃO; • FROTA SUCATEADA; • FALTA DE PERSPECTIVA DE CARREIRA; • NÃO RECEBEM AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO; • NÃO RECEBEM PERICULOSIDADE; • NÃO RECEBEM INSALUBRIDADE; • NÃO RECEBEM ADICIONAL NOTURNO; • FAZEM REVEZAMENTO DE COLETES, MUITAS VEZES INDO PARA CASA SEM COLETE; • PM QUE MAIS PRODUZIU NO BRASIL TEM O PIOR SALÁRIO. E MESMO COM TODAS ESSAS REIVINDICAÇÕES E BAIXOS SALÁRIOS, A POLÍCIA MILITAR TEM REDUZIDO OS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE NO ESTADO E NÃO SE EXIME DE SUA RESPONSABILIDADE E DEVER PARA COM O POVO. AS ESPOSAS ESCLARECEM QUE O GOVERNO NÃO QUER DIALOGAR E DESRESPEITAM OS DIREITOS DOS POLICIAIS DO ES. TAMBÉM AFIRMAM QUE OS MARIDOS SE ARRISCAM PELA SOCIEDADE E PRECISAM DE VALORIZAÇÃO. “A LUTA NÃO É APENAS DAS FAMÍLIAS DOS MILITARES, MAS DE TODA SOCIEDADE, QUE SÓ TEM A GANHAR COM A VALORIZAÇÃO DOS POLICIAIS”, AFIRMA UMA DAS ESPOSAS. O DPM DE PANCAS FOI INTERDITADO COM CADEIRAS, CARTAZES, FAIXAS DENTRO OUTRAS COISAS. O MOVIMENTO É COMPOSTO POR ESPOSAS, AMIGOS, NAMORADAS, SIMPATIZANTES E CIVIS QUE ADERIRAM AO “MOVIMENTO DAS ESPOSAS DOS MILITARES”, COM INTUITO DE REIVINDICAR AS QUESTÕES SALARIAIS E TRABALHISTAS. DIANTE DISTO, AS VIATURAS E MILITARES DE SERVIÇO FICARAM IMPEDIDOS DE ATENDER AS OCORRÊNCIAS E DEMANDAS DE SERVIÇO”.
  FOTO: WHATSAPP
Familiares dos PMs e simpatizantes realizam o movimento na manhã deste domingo (05), no DPM de Pancas, impedindo a saída das viaturas da Polícia Militar

FOTO: FRED LOUREIRO/SECOM-ES
Secretário de Estado da Segurança Pública, André Garcia, voltará a se reunir com as manifestantes nesta segunda-feira (06)

Nenhum comentário:

Postar um comentário