sexta-feira, 21 de junho de 2013

Nunca antes em Pancas.

NUNCA ANTES EM PANCAS

O entardecer em Pancas nesta quinta-feira, 20, foi diferente dos demais entardecer. Não porque o clima tenha mudado, ou tenha ocorrido uma catástrofe. O entardecer foi diferente porque cerca de duzentas pessoas se aglomeraram próximo ao Sindicato dos trabalhadores Rurais de Pancas para acompanharem uma audiência pública que tinha como tema principal a doação de um terreno para o Estado do Espírito Santo, onde segundo consta da Mensagem do prefeito enviada à Câmara Municipal seria para a construção de uma Unidade Integrada de Polícia.
A multidão se aglomerou próximo ao Sindicato portando faixas e gritando palavras de ordem tais como; “fora Guima”, “queremos a vaquejada”. O dito terreno seria desmembrado do Parque de Vaquejada.
Toda segurança foi feita por cerca de 16 policiais militares vindos de municípios vizinhos já somados ao efetivo de Pancas, sob o comando do tenente Aloir da Silva, que afirmou ser válida a participação popular em eventos como estes em que segundo ele foi pacífica e se obteve os resultados esperados. O tenente é natural de Colatina, 43 anos e afirmou que já atuou em diversas situações em que a força policial foi chamada, mas segundo ele nunca algo tão parecido como a manifestação de Pancas.
O plenário do Sindicato estava lotado e a audiência foi conduzida pelo vereador José Carlos Prata que com muita segurança conduziu os trabalhos dando vez e voz aos presentes para se manifestarem dentro da ordem regimental.
Nas ruas próximas ao Sindicato os manifestantes começaram um panelaço. Vários rojões foram soltos e alguns chegaram próximos aos manifestantes. Ao ser abordado pela polícia  um jovem suspeito de atirar os rojões,  foi cercado pela população que gritava eufórica: “solta o garoto e prende o Guima”. O jovem foi ouvido e liberado, alegando que apenas emprestou o isqueiro para o autor dos disparos dos rojões.

José Carlos Prata, presidente da audiência pública.

Plenário do Sindicato tomado pelo povo.

Manifestantes na rua.

Manifestantes na rua I.




Vários estudantes estiveram na manifestação.

Manifestação na rua II.

Manifestante com cartaz.



Prefeito Guima ao se pronunciar sobre o projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário