segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SECA PROLONGADA VAI COMPROMETENDO ABASTECIMENTO EM PANCAS



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES
 
Maior estiagem dos últimos 80 anos. Essa seca em que o Estado passa já é considerada a maior em todos esses anos. A cada dia sem chuva e com forte sol, a situação do abastecimento na sede de Pancas se complica ainda mais, e o rio Panquinhas, que abastece a sede, está na UTI, literalmente, ou pior, o mesmo vai secando. O jornal O Mestre vem acompanhando a triste realidade dessa forte escassez hídrica em que o município vem passando. A reportagem procurou a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) para saber quais medidas estão sendo feitas para amenizar a situação do abastecimento da cidade. Racionamento já está sendo feito, diariamente, há vários meses. “Estamos passando pela mais grave crise hídrica dos últimos anos, e para garantir água a toda a população, a Cesan está realizando o monitoramento do volume de água do rio Panquinhas. Também foi estendido o turno de operação e está sendo feitas campanhas para alertar a população. A companhia reforça aos moradores para que façam o uso consciente da água, pois caso não haja uma melhora no volume do rio, será necessário aumentar o período de racionamento que será previamente comunicado aos mesmos”, diz em nota a Cesan, através de sua assessoria de imprensa. Nos últimos dias a vazão abaixou muito, o que fez o governo do Estado a realizar uma força tarefa no último sábado (27), na região acima do rio Panquinhas, em propriedades rurais. A Cesan comentou o caso: “A Cesan ainda informa que no último sábado foi realizado uma ação da Polícia Ambiental, onde foram lacradas cinco bombas e derrubada uma barragem que estavam prejudicando o abastecimento da região (sede de Pancas)”. A empresa não citou os nomes dos proprietários. Em Laginha, distrito de Pancas, o problema de abastecimento ocorre há décadas. O governo do Estado já deu início a uma obra de uma grande barragem para tentar amenizar o problema do maior distrito do município. A Cesan não opera em Laginha. É importante a população economizar o pouco de água que ainda possui e pedir a Deus que envie bastante chuva para amenizar o grande problema que assola Pancas, como também todo o Espírito Santo.
                                            FOTO: FACEBOOK
Ponto de captação de água da sede de Pancas. O rio vai secando

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

DESFILE EM AVENIDA DE PANCAS PARA COMEMORAR A SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES
 
Em comemoração a Semana Nacional do Excepcional, foi realizado nesta terça-feira (23), um desfile na principal avenida de Pancas, a 13 de Maio. O desfile foi lindo e teve as participações dos alunos das Pestalozzis de Pancas, Águia Branca e Mantenópolis, além de bandas, Obra Social, e diversas escolas do município: Cooepa, Henoc Pereira e Oraide Gomes de Miranda. "O futuro se faz com a conscientização das diferenças. Foi com esse tema que hoje (terça) realizamos mais um evento de nossa programação: um desfile. A Pestalozzi de Pancas esteve, juntamente com funcionários, alunos e familiares, planejando e organizando esse evento, visando à Inclusão da Pessoa com Deficiência, e fortificação do movimento pestalozziano no município de Pancas”, disse a Pestalozzi de Pancas. Diversas pessoas prestigiaram o desfile nas calçadas da avenida 13 de Maio. Os alunos das pestalozzis, das escolas do município e demais participantes, começaram a desfilar da avenida José Nunes de Miranda até o lugar conhecido como “trevo”, já quase no fim da principal avenida de Pancas. Parabéns a todos os participantes, e em especial a esses alunos que são importantes para todos e merecem total respeito.
 FOTOS: PESTALOZZI DE PANCAS/DIVULGAÇÃO
Banda toca no desfile sobre a Semana Nacional do Excepcional
Alunos da Pestalozzi de Pancas fizeram um belo desfile da avenida José Nunes de Miranda até a 13 de Maio, no centro do município
Desfile na avenida 13 de Maio, no centro de Pancas

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

PANQUENSE ENTRA EM CAMPO COM JOGADOR DO VASCO



VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES
 
Várias crianças sonham em entrar em campo com os jogadores do seu time. Neste sábado (20), o panquense Davi Martins de Souza, de 07 anos, entrou no gramado com os jogadores do Vasco, em jogo válido pela Série B, onde o time do Rio de Janeiro empatou por 1 a 1 com o Sampaio Corrêa, do Maranhão. O jogo aconteceu no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, Espírito Santo. Davi é filho Juliana Martins de Souza e Ederson Vaz. O pequeno vascaíno entrou de mãos dadas no gramado com o zagueiro Rafael Marques, que substituía o zagueiro Luan, que foi medalha de ouro com a Seleção Brasileira nas Olimpíadas do Rio, no último sábado. Davi ficou próximo de vários jogadores do Vasco, entre eles Nenê, jogador ídolo do time de São Januário. Vascaíno, o jornalista de O Mestre, Virgílio Braga, também esteve acompanhando o jogo com vários outros panquenses e um rionovense.
 FOTO: CARLOS GREGÓRIO JR./VASCO.COM.BR
Davi entrou em campo com o zagueiro Rafael Marques, que foi titular nesse jogo contra o Sampaio Corrêa
 FOTOS: JULIANA MARTINS DE SOUZA
De boné, Davi Martins de Souza, caminha em direção aos vestiários do estádio para esperar pelos jogadores do Vasco
Davi e seus coleguinhas vascaínos esperam pelos jogadores do Vasco. O panquense entrou em campo com o zagueiro Rafael Marques
 FOTO: ACERVO PESSOAL/ FACEBOOK
Vários panquenses e um rionovense vascaínos foram ao estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no último sábado (20)

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CANDIDATO A PREFEITO TROCA VICE E CAMPANHAS JÁ ESTÃO LIBERADAS


VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES
 
O candidato a prefeito de Pancas, Paulo Rodrigues de Souza, o Paulo do Sindicato (PSDC), trocou seu candidato a vice-prefeito. No dia 08 de agosto, Paulo do Sindicato enviou a ata do partido contendo o nome do agricultor Jair Ponatti Lins, também do PSDC, como seu vice. Já no dia do registro de candidatura, na última segunda-feira (15), o ex-vice-prefeito de Pancas registrou sua chapa tendo o também agricultor, Gildazio Endlich Coelho, também filiado ao PSDC. Gildazio foi candidato a vereador em 2012. À época, ele era filiado ao PT. A pedido do próprio Paulo, o jornal O Mestre menciona o candidato como Paulo do Sindicato e não mais Paulo do Salú, conforme ele e seus irmãos são conhecidos em todo o município, já que são filhos de um homem chamado Salú. Ele também registrou sua candidatura e terá o nome no santinho e na urna como Paulo do Sindicato. O candidato a prefeito foi vice-prefeito de Pancas de 2001 a 2004, na última gestão do ex-prefeito Walter Haese (PMDB). Paulo do Sindicato disputará a eleição municipal deste ano contra o médico Sidiclei Giles, o Dr. Sidiclei (PDT), e o ex-vereador Cláudio Eggert (PSB), que vai mais uma vez para a disputa em busca do comando de Pancas. Cláudio Eggert foi o primeiro candidato a prefeito a registrar sua candidatura, na última segunda-feira (15), por volta de meio-dia. Os outros dois registraram, posteriormente. Veja abaixo as três chapas que vão concorrer neste ano. O jornal O Mestre ainda vai divulgar em outra reportagem todos os candidatos a vereador de Pancas, assim que receber todos os nomes e números. Nem todos candidatos estão no sistema de consulta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos os dias o TSE atualiza esses dados em seu site. Deveremos ter 150 candidatos ao cargo de vereador. A Câmara Municipal possui 11 vagas. Os candidatos já podem fazer campanha desde a última terça-feira (16). A votação acontecerá no dia 02 de outubro. O atual prefeito do município, Agmair Araújo, o Guima (PRP), não é candidato à reeleição, e deixará o posto no dia 31 de dezembro deste ano.


PAULO RODRIGUES DE SOUZA, O PAULO DO SINDICATO (PSDC)

Vice: Gildazio Endlich Coelho (PSDC)
Número de urna: 27
Não coligou

CLÁUDIO EGGERT (PSB)

Vice: Juarez Giles (PMDB)
Número de urna: 40
Coligação: PSB, PMDB, PSC, PSL, SD, PEN, PPS, PMB, PRP, PTC, PT, PTdoB, PR e PCdoB

SIDICLEI GILES, O DR. SIDICLEI (PDT)

Vice: José Carlos Prata (PSDB)
Número de urna: 12
Coligação: PDT, PSDB, PSD, PHS, PMN, PV, PP, DEM, PTN e PRB 

 FOTO: ASSESSORIA DO CANDIDATO/ DIVULGAÇÃO
Candidato a prefeito de Pancas, Paulo Rodrigues de Souza, o Paulo do Sindicato (à esquerda), e seu vice Gildazio Endlich Coelho, ambos do PSDC

domingo, 7 de agosto de 2016

JORNALISTA DE O MESTRE PARTICIPA DE PROGRAMA NA RÁDIO UNIÃO FM



 
De entrevistador a entrevistado. O diretor do jornal O Mestre, jornalista Virgílio Vasconcelos Braga, participou do programa “Robertson Menezes Entrevista”, da Rádio União FM, na última quinta-feira (04). No programa, o jornalista comentou sobre o processo eleitoral deste ano, que começará no próximo dia 15. O jornal O Mestre parabeniza à Rádio União FM e ao Robertson pelo importante programa. A direção do jornal agradece o convite para a participação no programa da rádio. “Quanto mais veículos de comunicação em Pancas tiver, melhor é. É muito importante ter esse tipo de programa para a população tomar ciência do que está acontecendo aqui. O jornal O Mestre divulga no site blog informações escritas. O programa de Robertson já passa a ser de grande valia para nós panquenses. Estamos à disposição para participar mais vezes desse novo importante programa”, disse o diretor de O Mestre, jornalista Virgílio Braga.
 FOTO: RÁDIO UNIÃO FM
Virgílio Braga participou na última quinta-feira (04), do programa "Robertson Menezes Entrevista", da Rádio União FM