terça-feira, 29 de novembro de 2016

#FORÇACHAPE - #JORNALISMO


OS NOMES DOS PASSAGEIROS DO VOO (com os seis sobreviventes):

IMPRENSA: 
 
Victorino Chermont
Rodrigo Gonçalves 
Devair Paschoalon 
Lilacio Júnior 
Paulo Julio Clement 
Mario Sergio Paiva 
Guilherme Marques 
Ari Júnior 
Guilherme Laars 
Giovane Klein 
Bruno Silva 
Djalma Neto 
André Podiacki 
Laion Espindula
Rafael Henzel (sobrevivente)
Renan Agnolin 
Fernando Schardong 
Edson Ebeliny 
Gelson Galiotto 
Douglas Dorneles 
Jacir Biavatti
  
DIRETORIA
Nilson Folle Júnior 
Decio Burtet Filho 
Edir de Marco 
Ricardo Porto 
Mauro dal Bello 
Jandir Bordignon 
Dávi Barela Dávi

CONVIDADOS DA DELEGAÇÃO:
Delfim Peixoto Filho   

COMISSÃO TÉCNICA
Caio Júnior 
Duca 
Pipe Grohs 
Anderson Paixão 
Anderson Martins 
Dr. Marcio 
Gobbato 
Cocada 
Serginho
Adriano 
Cleberson Silva 
Maurinho 
Cadu 
Chinho di Domenico 
Sandro Pallaoro 
Cezinha 
Giba
  
ATLETAS
Danilo 
Gimenez
Bruno Rangel 
Marcelo 
Lucas Gomes 
Sergio Manoel 
Felipe Machado 
Matheus Biteco 
Cléber Santana 
Alan Ruschel (sobrevivente)
William Thiego 
Tiaguinho 
Neto (sobrevivente)
Josimar 
Dener Assunção
Gil 
Ananias 
Kempes (Jogou no Vitória e Estrela, times do Espírito Santo)
Follmann (sobrevivente)
Arthur Maia
Mateus Caramelo 
Aílton Canela

TRIPULAÇÃO
Miguel Quiroga
Ovar Goytia
Sisy Arias
Romel Vacaflores
Ximena Suarez (sobrevivente)
Alex Quispe
Gustavo Encina
Erwin Tumiri (sobrevivente)
Angel Lugo

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

BANDIDOS TOCAM O TERROR EM ZONA RURAL DE PANCAS. DOIS SÃO PRESOS E OUTROS DOIS MORREM


VIRGÍLIO BRAGA
JORNALISTA: 0003539/ES

                                                                                                                                     FOTO: REPRODUÇÃO

Ronaldo Honorato Lanes, de 44 anos, morreu
Um grupo de bandidos tocou o terror na manhã desta sexta-feira (25), no córrego Pratinha, em Pancas. Diversas residências foram roubadas na localidade. Os bandidos chegaram a amarrar algumas vítimas. Dinheiro e joias foram levados pelos criminosos. Após receberam a informação do crime, policiais militares foram ao local. Já na estrada vicinal, os PMs se depararam com os criminosos, que estavam num veículo Fiat Toro, que é do dono da propriedade roubada. O carro em que os criminosos estavam capotou. Houve trocas de tiros, sendo que um bandido foi atingido. Ronaldo Honorato Lanes, de 44 anos, foi socorrido pelos militares e encaminhado para o Hospital Sílivio Avidos, em Colatina, onde veio a óbito logo em seguida. Um outro bandido acabou sendo atropelado pelo seu próprio comparsa. Edilanque de Castro Araújo, de 23 anos, foi socorrido pelos PMs e levado para o Hospital de Pancas. Logo após, a médica de plantão deu alta para Edilanque, que foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Pancas. Algumas horas depois, o mesmo passou mal e foi encaminhado novamente para o hospital, onde morreu logo em seguida. Jobert Heron Souza Nunes, de 30 anos, também foi detido. O quarto bandido foi detido pela PM próximo ao bairro Nílton Sá. André Chagas, de 23 anos, foi encaminhado logo em seguida para a delegacia do município. Todos os bandidos são de Serra Dourada, Serra. Ronaldo nasceu em Pancas, segundo consta em sua identidade. Ainda de acordo com informações, a PM caça um quinto bandido, mas não descarta participações de outros envolvidos com o crime, que causou terror durante toda esta sexta-feira em Pancas. Cerca de sessenta policiais militares participaram da ação. Até um helicóptero foi usado pela Polícia Militar. A PM continua fazendo diligências no município. Diversos moradores parabenizaram a atuação da PM, que mais uma vez deteve criminosos de forma rápida e eficaz.

                                                          FOTOS: DIVULGAÇÃO
Jobert Heron  Souza Nunes, de 30 anos, foi detido pela PM
Edilanque de Castro Araújo, de 23 anos, passou mal e morreu no hospital
André Chagas, de 33 anos, foi o último a ser detido pela PM
FOTO: WHATZAPP
Ronaldo Honorato Lanes foi carregado por populares após levar um tiro na troca de tiros com a Polícia Militar
André Chagas chega à Delegacia de Polícia Civil de Pancas (foto: Virgílio Braga)
FOTO: VIRGÍLIO BRAGA
Viaturas da Polícia Militar na entrada do córrego Pratinha, em Pancas. Dois bandidos entraram no mato
Revólveres, ambos calibre 38, que foram apreendidos pela PM na ação

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

VEM AÍ O II PANCAS FIGHT


      ARTE: DIVULGAÇÃO

SENADORES QUEREM O INDICIAMENTO DE MARCUS VICENTE E OUTROS OITO POR MÁFIA DO FUTEBOL



Além de Marcus Vicente, os senadores Romário e Randolfe Rodrigues querem o indiciamento de José Maria Marin, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero

 

Fonte: Folha Vitória
Marcus Vicente é vice-presidente da CBF
Marcus Vicente é vice-presidente da CBF
Foto: Reprodução/CBF TV

Os  senadores Romário (PSB-RJ), que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol no Senado, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentaram nesta quarta-feira (23) voto em separado ao relatório final de Romero Jucá (PMDB-RR). Os dois senadores sugerem o indiciamento de nove pessoas por crimes como estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Entre eles têm o indiciamento sugerido no voto em separado estão os ex-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin e Ricardo Teixeira, além do atual presidente da confederação, Marco Polo Del Nero, que respondem acusações na justiça norte-americana. 

O deputado federal Marcus Vicente (PP-ES), vice-presidente da CBF, está entre os nomes que Romário e Randolfe querem indiciar por falsidade ideológica, assim como Gustavo Feijó, outro vice-presidente da CBF, e os empresários José Hawilla e Kleber Leite.

Em nota à imprensa, o deputado federal capixaba disse ter recebido os votos em separado com "estranhamento", "indignação" e "surpresa". Na opinião de Vicente, o relatório de Romário e Randolfe é dissociado da realidade dos fatos, que teria sido evidenciada pelo julgamento "sensato" no voto do relator, Romero Jucá (PMDB-RR).


A CPI


Agência Brasil - A CPI do Futebol foi criada em 2015 para investigar a CBF e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, especialmente acerca de irregularidades em contratos realizados por esses organismos referentes a jogos da Seleção Brasileira, campeonatos organizados pela CBF e organização da Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014.

O relatório apresentado por Jucá em abril não sugere o indiciamento de nenhum envolvido nos escândalos de corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ao ler um resumo do voto em separado, que tem cerca de mil páginas, Randolfe Rodrigues fez críticas ao documento de Jucá, que ele classificou de “chapa branca”. “De um lado temos um relatório chapa branca que apenas traz sugestões genéricas e indolores para a grave crise sobre o nosso esporte mais popular, sem investigação, sem crimes, sem qualquer sugestão de indiciamento”, disse Randolfe.

O senador Romero Jucá rebateu as críticas e disse que recomendou, em seu relatório, que o documento seja encaminhado a órgãos como a Polícia Federal, Ministério Público Federal, e Controladoria-geral da União, que seriam os responsáveis por tomar a iniciativa de abrir ou não investigações. “A CPI não indicia ninguém; ela pode pedir ao Ministério Público que indicie. Ora, se estou mandando para o Ministério Público os indícios de crime, as irregularidades e toda a documentação sigilosa, eu não vou ensinar ao Ministério Público seu serviço e dizer que ele deve indiciar aquela pessoa no artigo A ou B”, afirmou.

Romário disse discordar que a CPI não tenha competência para sugerir indiciamentos. “É competência, sim, dessa CPI, depois de uma investigação de quase um ano e meio, sugerir indiciar essas pessoas”, afirmou.

O relatório de Jucá e o voto em separado devem ser discutidos na próxima semana. Randolfe disse que, mesmo que o voto em separado seja derrotado na CPI, o documento será encaminhado a órgãos competentes pela iniciativa de abrir investigações. “Mesmo se for derrotado na CPI, iremos, o quanto antes, marcar um encontro com o Procurador-geral da República, entregar o relatório alternativo e apresentar os indícios de investigação que temos para o indiciamento de personalidades e autoridades”, disse o senador Randolfe.


NOTA, NA ÍNTEGRA, DE MARCUS VICENTE À IMPRENSA


O Vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol e deputado federal Marcus Vicente (PP-ES) vem a público esclarecer que recebe com estranhamento, indignação e surpresa o Voto Divergente apresentado junto à CPI do Futebol do Senado Federal, que se divorcia da realidade dos fatos evidenciada perante a Comissão Parlamentar de Inquérito, e da sensata proposição de julgamento apresentada no voto do Relator, o Senador Romero Jucá.

Estranhamento, indignação e surpresa, principalmente por ter o deputado comparecido àquela Comissão Parlamentar de Inquérito em 25 de outubro de 2015, quando da Audiência pública com Presidentes de Federações, nos termos do Plano de Trabalho e do Requerimento n. 14/2015 – CPIDFDQ, para esclarecer os fatos relacionados ao processo judicial, que acabou sendo citado de forma distorcida pelo referido Voto Divergente.

Em verdade, o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), por meio da competente Vara Cível, em 31 de janeiro de 2008, proferiu sentença nos autos do Processo 0807407-17.2004.8.08.0024, excluindo da Lide a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES). Referida decisão sequer foi objeto de recurso por parte da Desportiva Capixaba. Por oportuno, vale trazer à colação a parte dispositiva dessa decisão de exclusão da FES:

(...) Por via reflexa, RESOLVO O MÉRITO DESTA AÇÃO, consoante regra averbada no art. 269, inciso I do CPC. (...) No tocante à FES, excluo-a da lide, com arrimo no artigo 267, VI do CPC, o qual utilizo para extinguir o feito quanto ao seu particular, sem julgamento do mérito. (...)

Nesse contexto, e considerando que os recursos que tentaram levar a reexame a decisão proferida pelo TJES não foram conhecidos pelo Superior Tribunal de Justiça, é forçoso concluir que não há como se destinar qualquer tipo de responsabilidade à Federação de Futebol do Espírito Santo e/ou ao seu Presidente à época dos fatos.

A título de melhor esclarecer, justifica relembrar que o Processo teve início quando a então Desportiva Capixaba pretendia participar do Campeonato Brasileiro – Série C, em 2004. Como a CBF não pode abrir mais uma vaga por força dos efeitos da decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, bem como por força do próprio início daquele campeonato, a agremiação pleiteou em juízo uma indenização pelos supostos danos decorrentes da não inclusão da Desportiva Capixaba na Série C, do ano de 2004.

No ano de 2008, conforme citado, a Federação de Futebol do Espírito Santo foi então excluída do Processo. Em 2009, a Desportiva (Ferroviária – sucessora da Capixaba), retomou o controle da Sociedade Anônima e, por determinação da Justiça, obteve a devolução do Patrimônio – o Estádio Engenheiro Araripe.

Já em 2013, a Ferroviária (Sucessora da Capixaba) assinou ACORDO COM A CBF e pediu a resolução do processo que à época encontrava-se em grau de recurso junto ao STJ, tendo também a Federação de Futebol do Espírito Santo subscrito o instrumento de transação que colocava fim ao conflito de interesses ainda existente entre a mencionada agremiação Desportiva (Ferroviária – sucessora da Capixaba) e a CBF.

Portanto, o deputado Marcus Vicente (PP-ES) reitera seu posicionamento em favor da ética e da democracia, ao mesmo tempo em que repudia a temerária referência de seu nome no referido voto, seja por desconhecimento do mencionado processo ou por evidente descompromisso com a verdade.